La organización de jornadas en el aula académicaInnovación docente y Compromiso Social Universitario

  1. Ruiz-Bejarano, Aurora María
  2. García Cheikh-Lahlou, Enrique Alastor
Revista:
RIDU

ISSN: 2223-2516

Any de publicació: 2018

Volum: 12

Número: 1

Pàgines: 176-188

Tipus: Article

DOI: 10.19083/RIDU.12.675 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: RIDU

Resum

Este artigo aborda uma experiência realizada na Universidade de Cádiz, que é contextualizada dentro da convocação 2017/2018 de Ações com Aval para o Aperfeiçoamento Docente da mesma universidade onde foi aprovado o projeto Os estudantes ante a produção de conhecimentos. Organização das jornadas sobre infâncias, cidadania e escola. Através dos processos de ensino e aprendizagem da sala de aula acadêmica, o projeto visa sensibilizar os estudantes universitários para as necessidades, os direitos e as responsabilidades das crianças. Também no campo da Responsabilidade Social da Universidade, visa introduzir aos alunos em uma das vias oferecidas pela Universidade para intervir em questões da infância: a organização de conferências sobre cidadania, infância e educação para a paz e não-violência. Dessa forma, o projeto assume uma estratégia de inovação docente que vincula a transferência de conhecimento, a dimensão ética acadêmica e o compromisso social da universidade. Este artigo apresenta a estrutura organizacional da proposta em uma sala de aula do curso de graduação em Educação Infantil.

Referències bibliogràfiques

  • Arango, O. E. & Puerta I. C. (2015). Responsabilidad Social Universitaria. Formación socialmente responsable. En O. E. Arango, J. E. Moncayo & J. J. Martí (Eds.), Experiencias iberoamericanas en responsabilidad social universitaria (pp. 35-46). Medellín: Editorial Luis Amigo.
  • Beltrán-Llavador, J., Íñigo-Bajo, E. & Mata-Segreda, A. (2014). La responsabilidad social universitaria, el reto de su construcción permanente. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 5(14), 3-18. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S2007-2872(14)70297-5
  • Bolívar, A. (2005). El lugar de la ética profesional en la formación universitaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 93-123. Recuperado de https://goo.gl/B2V8GL
  • Buxarrais, M. R., Esteban, F. & Mellen, T. (2015). The state of ethical learning of students in the Spanish university system: considerations for the European higher education area. Higher Education Research & Development, 34(3), 472-485. doi: https://doi.org/10.1080/07294360.2014.973835
  • Cohen, D. (2007). Desafíos de la Responsabilidad Social Universitaria. Razón y palabra, 55. Recuperado de https://goo.gl/wQLwRU
  • Coiduras, J. L., Balsells, M.A., Alsinet, C., Urrea, A., Guadix, I. & Belmonte, O. (2016). La participación del alumnado en la vida del centro: una aproximación desde la comunidad educativa. Revista Complutense de Educación, 27(2), 437-456. doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n2.46353
  • Consejería de Educación. Junta de Andalucía (2008). Decreto 428/2008, de 29 de julio, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas correspondientes a la Educación Infantil en Andalucía. Recuperado de https://goo.gl/Tv6u9a
  • De la Calle, C. & Giménez-Armentia, P. (2011). Aproximación al concepto de Responsabilidad Social del Universitario. Revista Comunicación y Hombre, 7, 236-247. Recuperado de https://goo.gl/kUxuT6
  • Elliot, J. (1990). La investigación-acción en educación. Madrid: Morata.
  • Esteban, F. & Buxarrais, M. R. (2004). El aprendizaje ético y la formación universitaria más allá de la casualidad. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria, 16, 91- 108. Recuperado de https://goo.gl/ktX2rW
  • Esteban, F. & Martínez-Martín, M. (2012). ¿Son universidades todas las universidades? La universidad como comunidad ética. Bordón, 64(3), 77-92. Recuperado de https://goo.gl/1zvgDX
  • García-Ramos, J. M., de la Calle, C., Valbuena, M. C. & de Dios, T. (2016). La formación en Responsabilidad Social y su impacto en diversas carreras universitarias. Revista de Investigación Educativa, 34(2), 435-451. doi: http://dx.doi.org/10.6018/rie.34.2.244271
  • Giroux, H. A. (1990). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós.
  • López, M., Mollo, G. & de la Paz, M. (2013). La calidad y la responsabilidad social universitarias: ejes para un nuevo modelo de Educación Superior. Ciencias Administrativas, 1(1), 1-7. Recuperado de https://goo.gl/dDDVgP
  • Martí-Noguera, J. J. & Martí-Vilar, M. (2013). Una década de responsabilidad social universitaria en Iberoamérica. Revista Española del Tercer Sector, 25, 145-162. Recuperado de https://goo.gl/h3F5oo
  • Martí-Noguera, J. J., Martí-Vilar, M & Almerich, G. (2014). Responsabilidad social universitaria: influencia de valores y empatía en la autoatribución de comportamientos socialmente responsables. Revista Latinoamericana de Psicología, 46(3), 160-168. doi: https://doi.org/10.1016/S0120-0534(14)70019-6
  • Martí-Noguera, J. J., Mendes, A. & Campos, C. (2015). Los principios de la responsabilidad social universitaria en la UNED. Sinapsis, 7(7), 100-114. Recuperado de https://goo.gl/897YZY
  • Martí-Noguera, J. J., Moncayo, J. E. & Martí-Vilar, M. (2014). Revisión de propuestas metodológicas para evaluar la responsabilidad social universitaria. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 8(1), 78-94. doi: http://dx.doi.org/10.19083/ridu.8.364
  • Martínez-Martín, M. (2006). Formación para la ciudadanía y educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, 42, 85-102. Recuperado de https://goo.gl/yY5eic
  • Martínez-Martín, M. (2008). Aprendizaje servicio y construcción de ciudadanía activa en la universidad: la dimensión social y cívica de los aprendizajes académicos. En M. Martínez (Ed.), Aprendizaje y servicio y responsabilidad social de las universidades (pp. 57-80). Barcelona: Octaedro-ICE.
  • Martínez-Martín, M., Buxarrais, M. R. & Esteban, F. (2002). La universidad como espacio de aprendizaje ético. Revista Iberoamericana de Educación, (29), 17-28. Recuperado de https://goo.gl/mHwHZ2
  • Ministerio de Educación (2011). La responsabilidad social de la universidad y el desarrollo sostenible. Madrid: Secretaría General Técnica. Recuperado de https://goo.gl/aTX8p9
  • Naval, C. (2008). Universidad y conciencia cívica. Algunas experiencias fructíferas: Service learning y Campus Compact. En M. Martínez (Ed.), Aprendizaje y servicio y responsabilidad social de las universidades (pp. 57-80). Barcelona: Octaedro-ICE.
  • Naval, C. (2010). Universidad y conciencia cívica. Algunas experiencias fructíferas: service learning y campus compact. En M. Martínez (Ed.), Aprendizaje servicio y responsabilidad social de las universidades (pp. 57-80). Barcelona: Octaedro.
  • Navarro, G., Boero, P, Jiménez, G., Tapia, L., Hollander, R., Escobar, A., Baeza, M. & Espina, A. (2010). Universitarios y Responsabilidad Social. Calidad en la Educación, 33, 101-121. Recuperado de https://goo.gl/oV5FMW
  • Navarro, G., Boero, P, Jiménez, G., Tapia, L., Hollander, R., Escobar, A., Baeza, M. & Espina, A. (2012). Valores y actitudes socialmente responsables en universitarios chilenos. Calidad en la educación, 36, 123-147. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-45652012000100004
  • Repáraz, C., Arbués, E., Naval, C. & Ugarte, C. (2015). El Índice Cívico de los universitarios. Sus conocimientos, actitudes y habilidades de participación social. Revista Española de Pedagogía, 73(260), 23-51. Recuperado de https://goo.gl/pzyY2M
  • Ruiz-Bejarano, A. M. (2017). Derechos de la infancia en la Universidad: sensibilización e intervención con el alumnado de Educación Infantil. IV Congreso Internacional sobre participación, políticas sociales y protección de la infancia. (En prensa).
  • Ruiz-Bejarano, A. M. (2018). Sinergias universidad y escuela infantil- Aprendizaje-Servicio y el compromiso con los derechos de la infancia. Revista Iberoamericana de Educación, 76, 57-78. Recuperado de https://goo.gl/7fAzCZ
  • Saravia, F. (2012). La responsabilidad social de la universidad. En F. Saravia (Ed.), La responsabilidad social. Prácticas universitarias para la inclusión social (pp. 21-36). Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires.
  • Schön, D. (1987). El profesional reflexivo: cómo piensan los profesionales cuando actúan. Barcelona: Paidós.
  • Unesco (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior. La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo. París: Autor. Recuperado de https://goo.gl/9fCsze
  • Universidad de Cádiz (2017). Memoria de Responsabilidad Social del curso 2016/2017. Recuperado de https://goo.gl/YwT2Ro
  • Urrea, A., Balsells, M. A., Coiduras, J. & Alsinet, C. (2016). Los derechos de la infancia y la ciudadanía global en las facultades de educación. Propuesta formativa para las titulaciones en educación. Madrid: Unicef-Comité Español.
  • Vallaeys, F. (2008). Responsabilidad social universitaria: una nueva filosofía de gestión ética e inteligente para las universidades. Educación y sociedad, 13(2), 191-220. Recuperado de https://goo.gl/pxiW6m