The Application of Biblical Exegesis to Political Treatises Regarding the First Book of Juan de Mariana’s De Rege et Regis Institutione

  1. Francisco Sánchez Torres 1
  1. 1 Universidad de Cádiz
    info

    Universidad de Cádiz

    Cádiz, España

    ROR https://ror.org/04mxxkb11

Aldizkaria:
Ágora: estudos clássicos em debate

ISSN: 0874-5498

Argitalpen urtea: 2022

Zenbakia: 24

Orrialdeak: 291-310

Mota: Artikulua

DOI: 10.34624/AGORA.V24I0.28000 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openSarbide irekia editor

Beste argitalpen batzuk: Ágora: estudos clássicos em debate

Laburpena

No seguinte trabalho apresentamos uma análise do fenómeno da exegese bíblica nos humanistas, relativa à obra De Rege et Regis institutione do humanista espanhol Juan de Mariana. Atrás de uma breve introdução ao Humanismo e a importância do estudo da Sagrada Escritura, o autor detalha algumas questões relevantes sobre Mariana. Seguidamente continua-se com a análise da presença de explicações e interpretações de passagens bíblicas no primeiro livro De Rege et Regis institutione tal como estas se aplicam às ideias de Juan de Mariana sobre o Estado e a legitimidade de depor governantes injustos.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Referências ARIAS MONTANO, B. (1583), De optimo imperio sive in lib. Iosuae commentarium. Antwerp, officina Christophori Plantini.
  • ASENSIO, F. (1955), “Juan de Mariana y la Políglota de Amberes: censura oficial y sugerencias de M. Bataillon”: Gregorianum 36(1) 50-80.
  • BALDOMERO MACÍAS, R. (1998), La Biblia Políglota de Amberes en la correspondencia de Benito Arias Montano (ms. Estoc. A 902). Huelva, Servicio de Publicaciones de la Universidad de Huelva. 464-468.
  • BIGALLI, D. (1985), Immagini del principe. Milán, Franco Angeli.
  • BIGALLI, D. (1988), “Formes de l’éducation du prince dans le “De Regis institutione et disciplina” de Jérôme Osório” : Revue des Sciences philosophiques et théologiques 72(2) 241-251.
  • BONMATI SANCHEZ, V. (2007), “La Filología Bíblica del humanista Elio Antonio de Nebrija (1444 – 1522)”: Studia Philologica Valentina 10(7) 47-63.
  • BORN, L. K. (1928a), “Erasmus on Political Ethics: The Institutio Principis Christiani”: Political Science Quarterly 43(4) 520-543.
  • BORN, L. K. (1928b), “The Perfect Prince: A Study in Thirteenth- and Fourteenth- Century Ideals”: Speculum 3(4) 470-504.
  • BRAUN, H. (2007), Juan de Mariana and Early Modern Spanish Political Thought. Hampshire, Ashgate.
  • BRAUN, H. (2008), “Baroque Constitution and Hybrid Political Language: The Case of Juan de Mariana (1535-1624) and Juan Márquez (1565-1621)”: Revista Canadiense de Estudios Hispánicos 33(1) 79-104.
  • BRAUN, H. (2011), “”Lawless” Sovereignty in Sixteenth-Century Spain: Juan de Mariana’s De Rege et Regis institutione”: STURGES, R. S. (ed.) (2011), Law and Sovereignty in the Middle Ages and the Renaissance. Turnhout, Brepols. 21-39.
  • BRAUN, H. (2013), “Juan de Mariana, la antropología política del agustinismo católico y la razón de Estado”: Criticón 118 99-112.
  • BRAUN, H. (2018), “Habsbourg Governance. The Origins of Monarchy and Political Prudence in Juan de Mariana’s De Rege”: e-Spania. Revue interdisciplinaire d’études hispaniques médiévales et modernes 31. Online [https://journals.openedition.org/e-spania/28937].
  • CANTARINO, E. (1996),“Tratadistas político-morales de los siglos XVI y XVII”: El Basilisco 21 4-7.
  • CENTENERA SÁNCHEZ-SECO, F. (2018), “Las características formales de la ley humana en Juan de Mariana”: Cuadernos Electrónicos de Filosofía del Derecho 37 39-65.
  • CIROT, G. (1904), Mariana, historien. Bordeaux, Feret & fils.
  • CONTRERAS, S.; MIRANDA, A. (2017), “Limosna y obligación de asistir a los pobres en la Escuela jesuita de los siglos de oro: Francisco de Toledo, Juan de Mariana, Francisco Suárez y Juan de Lugo”: Revista de Derecho 15 31-48.
  • DÁVILA, A. (2019), Benito Arias Montano. Apología de la Biblia Regia: introducción, edición crítica, traducción anotada e índices. Alcañiz, Instituto de Estudios Humanísticos; Lisboa: Centro de Estudos Clássicos.
  • DURÁN GUERRA, L. (2008), “Benito Arias Montano. Emblemas para una biblización de la política”: Cuadernos sobre Vico 21/22 237-262.
  • ERASMUS, D. (1979 [1511]), Opera omnia. Recognita et adnotatione critica instructa notisque illustrata. 4(3). Miller, C. H. (ed.). Amsterdam, North-Holland Publishing Company.
  • FERNÁNDEZ DE LA MORA, G. (1993), “El proceso contra el Padre Mariana”: Revista de Estudios Políticos 79 47-99.
  • FERNÁNDEZ DELGADO, R. “La pobreza en la literatura especular castellana del siglo XVII: Juan de Mariana y Saavedra Fajardo”: Iberian Journal of the History of Economic Thought 5(1) 29-43.
  • GALINO, M. A. (1948), Los tratados sobre educación de príncipes. Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
  • GILBERT, F. (1939), “The Humanist Concept of the Prince and the Prince of Machiavelli”: The Journal of Modern History 11(4) 449-483.
  • GÓMEZ CANSECO, L. (2012), “Biblismo, Humanismo y Hebraísmo: lindes y encrucijadas”: EGIDO, A.; LAPLANA, J. E. (eds.) (2012), Saberes humanísticos y formas de vida. Usos y abusos. Zaragoza, Institución Fernando el Católico, 133-149.
  • HASKELL, Y. (2017), “Conjuring with the Classics: Neo-Latin Poets and Their Pagan Familiars”: MOUL, Victoria (ed.) (2017), A Guide to Neo-Latin Literature. Cambridge, Cambridge University Press, 17-34.
  • ILIĆ, L. (2015), “What Has Flacius to Do with Erasmus? The Biblical Humanism of Matthias Flacius Illyricus”: Colloquia Maruliana 24 207-220.
  • IJSEWIJN, J. (1990), Companion to Neo-Latin Studies. Part 1: History and Diffusion of Neo-Latin Literature. Leuven, Leuven University Press.
  • KLEIN, H. (2014), “Die historisch-kritische Methode der Bibelauslegung“: RES 6(3/2014) 336-353.
  • KNIGHT, S. (2017), “How the Young Man Should Study Latin Poetry: Neo-Latin Literature and Early Modern Education”: MOUL, Victoria (ed.) (2017), A Guide to Neo-Latin Literature. Cambridge, Cambridge University Press, 52-65.
  • KRISTELLER, P. O. (1979), Renaissance Thought and its Sources. New York, Columbia University Press.
  • LLANOS GARCÍA, J. (1997), “Humanismo y cuestión religiosa en el siglo XVI”: Humanismo y pervivencia del mundo clásico. Homenaje al Profesor Luis Gil, II.3. Alcañiz, Instituto de Estudios Humanísticos, 1515-1520.
  • LOURDAUX, W. (1972), “Dévotion moderne et humanisme chrétien”: VERBEKE, M. G.; IJSEWIJN, J. (eds.) (1972), The Late Middle Ages and the Dawn of Humanism Outside Italy. Leuven, Leuven University Press, 57-77.
  • MARIANA, J. de (1599), De rege et regis institutione libri III. Toledo, apud Petrum Rodericum.
  • MARIANA, J. de (1605), De rege et regis institutione libri III. Mainz, B. Lipsius.
  • MARIANA, J. de (1611), De rege et regis institutione libri III editio secunda. Hanau, apud haeredes Iohannis Aubri.
  • MARIANA, J. de (1619), Scholia in Vetus et Nouum Testamentum. Madrid, Ludovicus Sanctius Typographus Regius.
  • MARTÍNEZ-SICLUNA SEPÚLVEDA, C. (2011), "La teoría del tiranicidio en Juan de Mariana": SÁNCHEZ GARRIDO, P.; MARTÍNEZ-SICLUNA SEPÚLVEDA, C. (eds.) (2011), Historia del análisis político. Madrid, Tecnos.
  • MEJÍA, J. (2007), Juan de Mariana (1535-1624): un pensador contra su tiempo. Toledo, Almud.
  • MERLE, A. (2014), “El De Rege de Juan de Mariana (1599) y la cuestión del tiranicidio: ¿un discurso de ruptura?”: Criticón 120-121 89-102.
  • NASCIMENTO, S. F. do (2017), “Erasmo de Rotterdam no debate entre o Humanismo, a Escolástica e a Reforma”: Griot: Revista de Filosofía 16(2) 56-66.
  • NAUERT, C. G. (2006), “Rethinking “Christian Humanism””: MAZZOCCO, A. (ed) (2006), Interpretations of Renaissance Humanism. Leiden, Brill, 155-180.
  • NIETO IBÁÑEZ, J. M. (2015). “La identidad religiosa en el humanismo bíblico español: Pedro de Valencia y la integración judía e islámica”: Sefarad 75(1) 65-77.
  • NOCOŃ, A. (2005), “Divinarum litterarum studia: Fenomeno dell’Umanesimo spagnolo”: KADŁUBKA, Z.; SŁAWKA, T. (eds.) (2005), Civitas mentis. Tom 1. Katowice, Wydawnictwo Uniwersytetu Śląskiego, 212-219.
  • OLMEDO RAMOS, J. (2011), “Semblanza y andanza del Padre Mariana”: Cabeza Encantada, Humanism e-review.
  • PHÉLIPPEAU, M-C. (2013 [2013]), “Thomas Morus e a abertura humanista”: MORUS – Utopia e Renascimento 9 159-175.
  • SCHINDLER, A. von (2004), “Bullinger und die lateinischen Kirchenväter“: Zwingliana 31 161-177.
  • SMOLINSKY, H. (1988), “The Bible and its Exegesis in the Controversies about Reform and Reformation”: UFFENHEIMER, B. & GRAF, H. (eds.) (1988), Creative Biblical Exegesis. Christian and Jewish Hermeneutic through the Centuries. Sheffield, Reventlow, 115-130.
  • SOARES, N. de N. C. (1990), “Um ideal humano: política e pedagogia no Renascimento português”: Humanitas 41-42 121-155.
  • SOARES, N. de N. C. (1994), O Príncipe Ideal no Século XVI e a Obra de D. Jerónimo Osório. Coimbra, Instituto Nacional de Investigação Científica.
  • SOARES, N. de N. C. (1999), “Humanismo e pedagogia: o De Regis institutione et disciplina de D. Jerónimo Osório”: Humanismo Novilatino e Pedagogia. 179-216.
  • SOARES, N. de N. C. (2020), “D. Jerónimo Osório, Bispo de Silves, e a sua obra de pedagogia política”: PIMENTEL, M. C.; PINHO, S. T. de; RESENDE, M. L.; BRITO, M.; MIRANDA, M. (eds.) (2020), O Humanismo Português e Europeu No 5º Centenário do Cicero Lusitanus: Dom Jerónimo Osório (1515-1580). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 413-428.
  • TAYLOR, B.; COROLEU, A. (2010), Humanism and Christian Letters in Early Modern Iberia (1480-1630). Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing.
  • VERBEKE, M. G.; IJSEWIJN, J. (eds.) (1972), The Late Middle Ages and the Dawn of Humanism Outside Italy. Leuven, Leuven University Press.
  • ZANOTTO, P. (2003), “Liberalismo e tradizione cattolica. Osservazioni critiche su Juan de Mariana”: Etica & Politica 2 1-55.