Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil
-
1
Universidad de Cádiz
info
ISSN: 2448-3583
Any de publicació: 2021
Volum: 6
Número: 1
Pàgines: 7
Tipus: Article
Altres publicacions en: Educação & Formação
Resum
Apresentamos uma experiência a partir da qual se pretende, por um lado, incluir a Leitura Fácil (LF) na formação inicial de professores do ensino fundamental da Universidade de Cádiz como estratégia de abordagem das obras clássicas e autores para uma educação literária e, por outro lado, abordar esta metodologia a partir dos Projetos Globais de Trabalho (GWP). Desta forma, reunimos o desenvolvimento da experiência do ponto de vista experiencial em três momentos: primeiro, a partir da fase inicial de exploração das abordagens da LF; segundo, a partir dos processos de adaptação do texto clássico e, finalmente, a partir do desenho do PTG a partir do texto adaptado. Os resultados têm demonstrado um interesse crescente neste tipo de propostas para a compreensão e apreciação dos textos clássicos e a necessidade de formação nesta linha de trabalho entre os futuros professores.
Referències bibliogràfiques
- ANANIAS, M.; SANTOS, L. R. Quando o homem sabe ler, escrever e contar, pode, por sua própria individualidade, desenvolver-se e esclarecer-se”: a escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 66-80, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082. Acceso el: 29 jul. 2020.
- ANULA, A. (Dir.). Introducción a Don Quijote de la Mancha de Fácil Lectura. Madrid: Fundación Universidad Autónoma de Madrid, 2005.
- BRANDT, A.; HOBOLD, M. S. Prática como componente curricular na disciplina Pesquisa e Processos Educativos do curso de Pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 142-160, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146. Acceso el: 29 jul. 2020.
- ESTEBAN, M.; AMADOR, L. V. Modificación de conductas ambientales desde el aprendizaje basado en proyectos. MoleOla: Revista de Ciencias de la Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, n. 25, p. 23-25, 2017.
- ILSMH. El Camino Más Fácil. 1998a. Disponible en: http://www.lecturafacil.net/media/resources/ilsmhcastellà.pdf. Acceso el: 12 abr. 2020.
- ILSMH. El Camino Más Fácil. Directrices europeas para generar información de Fácil Lectura destinada a personas con retraso mental. 1998b. Disponible en: http://portal.uc3m.es/portal/page/portal/orientacion_personal_participacion/pied1/lectura_facil/documentos/manualdelecturafacil.pdf. Acceso el: 4 abr. 2020.
- KONDRASHOVA, L. V. et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educación & Formación, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292/2917 Acceso el: 3 jul. 2020.
- MATA, B. Claro, útil, comprensible. 2012. Disponible en: https://lecturafacileuskadi.net/blog/claro-util-lenguaje-llano/. Acceso el: 10 mayo 2020.
- MAYOL, M. C. Concepto de “Lectura Fácil y tipología de usuarios”. Educación y Biblioteca, La Rioja, n. 136, p. 76-80, 2003.
- MÉRIDA, R. et al. Aprender investigando en la escuela y en la Universidad. Una experiencia de investigación-acción a partir del Trabajo por Proyectos. Investigación en la Escuela, Sevilla, n. 73, p. 65-76, 2011.
- ONU. Declaración Universal de Derechos Humanos (10 diciembre 1948, 217 A (III)). Disponible en: https://www.refworld.org.es/docid/47a080e32.html. Acceso en: 14 mayo 2020.
- RODRÍGUEZ, G.; GIL, J.; GARCÍA, E. Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Aljibe, 1996.
- ROMERO, M. F.; JIMÉNEZ, R. La lectura intensiva como estrategia para el desarrollo de las habilidades comunicativas entre los estudiantes de secundario ELE. In: WILK-RACIĘSKA, J.; SZYNDLER, A.; TATOJ, C. (Ed.). Relecturas y nuevos horizontes en los estudios hispánicos: lingüística y didáctica. Wydawnictwo: Uniwersytetu Śląskiego, 2016. p. 333-356.
- SALVADOR, E. Estimular la lectura: las posibilidades del material de lectura fácil. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, n. 167, p. 27-29, 2007.
- TRUJILLO, F. Enseñanza basada en proyectos: una propuesta eficaz para el aprendizaje y el desarrollo de las competencias básicas. Revista Eufonía: Didáctica de la Educación Musical, Barcelona, n. 55, p. 7-15, 2012.
- ZABALA, A. Enfoque globalizador y pensamiento complejo: una respuesta para la comprensión e intervención en la realidad. Barcelona: Graó, 2005.
- ZABALA, A. La práctica educativa: cómo enseñar. Barcelona: Graó, 2007.